Passado e Presente de Dois Córregos - SP

O Que é o Radioamadorismo

“O RADIOAMADORISMO É UM HOBBY CIENTÍFICO COM DIVERSAS MODALIDADES. O RADIOAMADOR É A PESSOA QUE PROCURA MANTER FUNCIOANDO UMA ESTAÇÃO DE RADIOCOMUNICAÇÃO, ORA PARA COMUNICADOS E CONVERSAS INFORMAIS BEM COMO PARA CONCURSOS E COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ALÉM DOS “BATE-PAPOS” E CONTESTES, O RADIOAMDOR PODE AUXILIAR AS AUTORIDADES DE DEFESA CIVIL NAS SITUAÇÕES DE RISCO E CALAMIDADES PÚBLICAS, LEVANDO AS COMUNICAÇÕES AOS MAIS LONGÍNQUOS RINCÕES”

1) PONDERADO - O Radioamador é ponderado e atencioso e jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais;

2) LEAL – O Radioamador é leal e oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio aos seus companheiros, ao seu clube local e à sua entidade que o representa em seu país;

3) PROGRESSISTA – O Radioamador é progressista e manterá sua estação sempre atualizada tecnologicamente, conservada e bem instalada e operando com eficiência;

4) AMISTOSO – O Radioamador é amigo e paciente com os demais colegas, principalmente se forem iniciantes. Aconselha e auxilia os principiantes. Presta assistência e colaboração. Considera e coopera com o interesse alheio. Estas são as características do espírito do radioamadorismo;

5) EQUILIBRADO – O Radioamador é equilibrado. O rádio é seu passatempo e ele nunca permitirá que o seu hobby interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou para com a comunidade em que vive;

6) PATRIÓTICO – Sua estação e o suas habilidades sempre estão disponíveis para prestar serviço ao seu país e sua comunidade.

O Radioamadorismo é um hobby democrático, que não tolera discriminações sociais, raciais ou políticas. Pouco importa para o Radioamador se seu colega do outro lado não compartilha das mesmas crenças ou orientações políticas e muito menos se ele é de uma ou outra raça. O radioamadorismo forma uma imensa comunidade mundial onde as diferenças não existem e o que importa é que todos tenham o mesmo interesse comum.







5 de dez de 2016

Final do Curso de CW na cidade de Poá



                       Mesmo passando por um problema de saúde esse ano foi de vitória para mim!
Tivemos 1 ano a frente da primeira escola estadual do Brasil onde ensina-se o radioamadorismo e telegrafia!Tivemos 42 anos alunos fantásticos inteligentes entre meninos e meninas, e vários se destacaram pela habilidade no CW.
Tivemos alguns alunos em destaques sendo eles: Alan, Enzo as alunas Vanessa e Luana, todos com notas acima do que eu esperava! Estes jovens alunos foram um super destaques e deram um verdadeiro exemplo de como se aprende as matérias referentes a Legislação e Técnica Operacional e Ética, porem a maior surpresa foi o aprendizado em CW onde eles aprenderam de uma forma surpreendente e superando ate nós Professores. 
É como o caso do aluno Alan um garoto com 14 anos de idade que foi o 1ª colocado atingindo com  100% da sua media de aproveitamento no aprendizado, Alan se destacou inclusive em Telegrafia onde em sala de aula ele chegava juntos com outros alunos a fazer um QSO em Telegrafia usando os osciladores que foram doados e fabricados pelo Professor Jardel Souto (PY2KME) - motivo pelo qual surpreendeu não só os professores da escola mais os próprios amigos de classe pois ele além de saber todo alfabeto em CW ,ele também aprendeu pontuações e números!
Eu como professor fiquei muito feliz pelo resultado, pois a media mínima dos alunos foram de 75% de aproveitamento sendo assim todos tiveram excelentes médias!
Em um bate papo informal com a mãe do aluno Alan ela me disse que está muito feliz com o filho, por causa desta conquista e no qual nos agradeceu muito pelo nosso empenho de ensinar uma matéria que esta extinta nos currículos escolares. Segundo o professor Jardel
(PY2KME) o mesmo gostaria muito que essa idéia fosse levada para todas as escolas do Brasil tendo em vista que eu lutei muito, mas consegui aqui na cidade de Poá onde eu resido. Gostaria de deixar aqui meus cumprimentos a todos os alunos que fizeram curso conosco esse ano, e também a toda direção da escola e funcionários em geral. Em mérito pelos seus esforços o aluno Alan recebeu além do diploma do curso um HT Baofeng com forma de recompensa e pela dedicação ao estudo, sendo que já esta apito para prestar exames, mas segundo o próprio Alan ele quer apenas escutar as freqüências pois o mesmo só ira falar quando ele tirar o seu indicativo, sendo que a Anatel que é a agencia reguladora dos Sistemas de Radiocomunicação aqui no Brasil já solicitou que fosse envido o requerimento juntamente com as copias de seus documentos e dos seus genitores  (Pai e  Mãe) mesmo porque o Alan ainda é menor de 14 anos.
Quero deixar aqui esta dica para que todas as cidades e escolas do Brasil para que incentive os nossos Governantes a criar cursos como este para não deixar de existir o CW.
Também convido aos senhores a conhecer um pouco mais da minha historia no You Tube digitando PY2KME vocês terão uma infinidade de vídeos sobre a minha pessoa.

Jardel Souto PY2KME – Poá – São Paulo





Matéria envia pelo amigo Jardel Souto PY2KME - Poá SP
Editado por Marcão Fernandes Pu2YOB - Dois Córregos - SP