Passado e Presente de Dois Córregos - SP

O Que é o Radioamadorismo

“O RADIOAMADORISMO É UM HOBBY CIENTÍFICO COM DIVERSAS MODALIDADES. O RADIOAMADOR É A PESSOA QUE PROCURA MANTER FUNCIOANDO UMA ESTAÇÃO DE RADIOCOMUNICAÇÃO, ORA PARA COMUNICADOS E CONVERSAS INFORMAIS BEM COMO PARA CONCURSOS E COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ALÉM DOS “BATE-PAPOS” E CONTESTES, O RADIOAMDOR PODE AUXILIAR AS AUTORIDADES DE DEFESA CIVIL NAS SITUAÇÕES DE RISCO E CALAMIDADES PÚBLICAS, LEVANDO AS COMUNICAÇÕES AOS MAIS LONGÍNQUOS RINCÕES”

1) PONDERADO - O Radioamador é ponderado e atencioso e jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais;

2) LEAL – O Radioamador é leal e oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio aos seus companheiros, ao seu clube local e à sua entidade que o representa em seu país;

3) PROGRESSISTA – O Radioamador é progressista e manterá sua estação sempre atualizada tecnologicamente, conservada e bem instalada e operando com eficiência;

4) AMISTOSO – O Radioamador é amigo e paciente com os demais colegas, principalmente se forem iniciantes. Aconselha e auxilia os principiantes. Presta assistência e colaboração. Considera e coopera com o interesse alheio. Estas são as características do espírito do radioamadorismo;

5) EQUILIBRADO – O Radioamador é equilibrado. O rádio é seu passatempo e ele nunca permitirá que o seu hobby interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou para com a comunidade em que vive;

6) PATRIÓTICO – Sua estação e o suas habilidades sempre estão disponíveis para prestar serviço ao seu país e sua comunidade.

O Radioamadorismo é um hobby democrático, que não tolera discriminações sociais, raciais ou políticas. Pouco importa para o Radioamador se seu colega do outro lado não compartilha das mesmas crenças ou orientações políticas e muito menos se ele é de uma ou outra raça. O radioamadorismo forma uma imensa comunidade mundial onde as diferenças não existem e o que importa é que todos tenham o mesmo interesse comum.







19 de ago de 2016

Cristais sob encomenda

Repasso esta importante dica do colega Adnei.
Com o fim das atividades DE PEQUENO VAREJO da Sobretom no Rio de janeiro (atual PIEZO), que era uma das únicas empresas que ainda cortavam
cristais SOB ENCOMENDA EM PEQUENA QUANTIDADE, muitos colegas experimentadores ficaram literalmente "na mão", pois a única empresa que sobrou era a Hosonic, do Paraná, cujos preços estavam alcançando a beira do absurdo (aproximadamente U$ 20,00 a unidade!).
No entanto, consegui descobrir qual foi a empresa que comprou o antigo maquinário da Sobretom, para dar sequencia na produção: é a empresa AEC CRISTAIS, de São José dos Campos-SP:

http://www.aeccristal.com.br/

Foram eles que compraram o maquinário "artesanal" da SOBRETOM/PIEZO (que por sua vez, era sucessora da RCB- Rádio Cristais do Brasil). O telefone da AEC CRISTAIS é (12) 3201-7000 ou (12) 3201-7003, e podem falar diretamente com o João Manoel, que é a pessoa encarregada para receber encomendas. 
O preço de cada cristal na AEC está em torno de R$ 26,00 a unidade, muito mais em conta do que os U$ 20,00 que a Hosonic vem pedindo, algo proibitivo para  pequenos montadores e experimentadores. Ah, a AEC também monta cristais no encapsulamento HC-51 (com soquete), algo que nem todos os demais fabricantes atendem.
No entanto, para determinadas frequências de cristais, vale a pena procurar no comércio, pois existem algumas frequências consideradas "COMERCIAIS", com preços que acabam saindo muito mais em conta. Como tradicionais vendedores desses tipos de cristais, podemos apontar em São Paulo dois grandes vendedores:
- CLA Comércio de Componentes LTDA - Rua Santa Efigênia 308, 1o andar sala 15- Santa Ifigênia - São Paulo (11) 3331-0021 e (11)  3331-2982 - contato com Cláudio ou Nayra.
- CEAMAR Componentes Eletrônicos LTDA -   Rua dos Andradas nº 596-A (11) 3223-7104 e (11) 3361-4461 - contato com Carlos - a Ceamar tem uma lista com as frequências COMERCIAIS que COSTUMA ter em estoque:
http://www.ceamar.com.br/cristais.htm  (atenção: o endereço que consta NA PÁGINA não está atualizado!)
Além dessas empresas, temos também algumas outras que trabalham com cristais, mas com uma política de vendas mais voltada para GRANDES QUANTIDADES em produção industrial:
PIEZO tecnologia LTDA - (21) 2509-8008 ou (21) 2509-6403 - http://www.piezo.com.br/
HIB HOSONIC Industrial do Brasil LTDA - (46) 3220-8800 (Pato Branco-PR) - http://www.hib.com.br/ OBS: (cobram cerca U$ 20,00 a unidade (!) para "encomendas especiais" em pequenas quantidades
Espero ter sido útil.
73,
Adinei, PY2ADN