Passado e Presente de Dois Córregos - SP

O Que é o Radioamadorismo

“O RADIOAMADORISMO É UM HOBBY CIENTÍFICO COM DIVERSAS MODALIDADES. O RADIOAMADOR É A PESSOA QUE PROCURA MANTER FUNCIOANDO UMA ESTAÇÃO DE RADIOCOMUNICAÇÃO, ORA PARA COMUNICADOS E CONVERSAS INFORMAIS BEM COMO PARA CONCURSOS E COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ALÉM DOS “BATE-PAPOS” E CONTESTES, O RADIOAMDOR PODE AUXILIAR AS AUTORIDADES DE DEFESA CIVIL NAS SITUAÇÕES DE RISCO E CALAMIDADES PÚBLICAS, LEVANDO AS COMUNICAÇÕES AOS MAIS LONGÍNQUOS RINCÕES”

1) PONDERADO - O Radioamador é ponderado e atencioso e jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais;

2) LEAL – O Radioamador é leal e oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio aos seus companheiros, ao seu clube local e à sua entidade que o representa em seu país;

3) PROGRESSISTA – O Radioamador é progressista e manterá sua estação sempre atualizada tecnologicamente, conservada e bem instalada e operando com eficiência;

4) AMISTOSO – O Radioamador é amigo e paciente com os demais colegas, principalmente se forem iniciantes. Aconselha e auxilia os principiantes. Presta assistência e colaboração. Considera e coopera com o interesse alheio. Estas são as características do espírito do radioamadorismo;

5) EQUILIBRADO – O Radioamador é equilibrado. O rádio é seu passatempo e ele nunca permitirá que o seu hobby interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou para com a comunidade em que vive;

6) PATRIÓTICO – Sua estação e o suas habilidades sempre estão disponíveis para prestar serviço ao seu país e sua comunidade.

O Radioamadorismo é um hobby democrático, que não tolera discriminações sociais, raciais ou políticas. Pouco importa para o Radioamador se seu colega do outro lado não compartilha das mesmas crenças ou orientações políticas e muito menos se ele é de uma ou outra raça. O radioamadorismo forma uma imensa comunidade mundial onde as diferenças não existem e o que importa é que todos tenham o mesmo interesse comum.







23 de jul de 2016

Escola de Radioamadorismo na Cidade de Poá - SP



Quem é Jardel Souto ou PY2KME
Iniciou suas atividades de radioamador na faixa de cidadão nos anos 80 com os seguintes indicativos:
Faixa do Cidadão de PX2I1511
Classe D - ZZ2KME - 11/07/2006
Classe C - PU2KME - 01/03/2007
Classe B - PY2KME - 26/08/2008
Classe A - PY2KME - 02/12/2009
Este é um pequeno resumo da historia deste grande radioamador.
Meu nome é Jardel Souto Dolores  com 47 anos de idade é Radioamador classe A.
No ano de 2007 começamos, a ajudar as pessoas a tirar o indicativo através de aulas ministradas por mim Jardel PY2KME e por mais 3 amigos o tenente Adriano PY2AXH o engenheiro Carlos PY2LSI e o Luiz PY2LCN.
Naquele ano além de ajudar as pessoas ingressar também, ajudávamos a outros fazer a promoção de classe com aulas de CW e radioeletricidade.
Na época tínhamos um espaço em uma escola estadual que abria aos finais de semana (projeto escola da família) foi ai então que me despertou a vontade de passar isso para as crianças que ali ficavam curiosas com as aulas e alguns até pediam para assistir. Mas infelizmente 2 anos se passaram ali e o projeto acabou,porem eu não desisti.
A exatamente, 3 anos atrás eu persisti em voltar a ensinar radioamadorismo para as crianças e foi com muita luta, muito empenho que foi aprovado esse projeto em outra escola estadual onde eles podiam com a permissão dos pais, e fora do horário de aulas normais a fazer esse curso. Então resolvi com apoio da coordenação pedagógica e da diretoria a fazer uma demonstração de código Morse (CW) onde minha surpresa foi a garotada ficou louca ao ver alguém acertar uma frase em sinais de Morse.
Então foi formada a primeira turma, turma esta que esta formada e apta a tirar seus indicativos junto a Anatel – Logicamente com autorização dos seus devidos pais pois a legislação não permite que menores de idade tirem seus indicativos sem a devida autorização e agora começamos a formação da segunda turma, que terá  inicio no próximo mês 08/2016.
Confesso que não foi fácil muitas criticas até de "radioamadores" que se acham os donos da razão onde por motivos desconhecidos me criticaram muito! Na verdade nunca tive apoio de ninguém, políticos, radioamadores enfim ninguém me ajudou em nada, mas criticar tem muito. Tenho 38 anos que moro na cidade de Poá cidade que vou permanecer sempre na minha humilde jornada, pois para eu ser classe A não mudou em nada, continuo sendo a mesma pessoa. O que mais eu fico indignado é que para ajudar não aparece ninguém e essas pessoas, não fazem nada de bom para o radioamadorismo só pensam em fazer os famosos (rolinhos), mas para criticar são os primeiros. Por isto aproveito a oportunidade desse blog para convidar a todos vocês a assistirem meus vídeos no You Tube e se inscreverem no meu canal é só pesquisar na Google por PY2KME. Sou operador da faixa do cidadão também com muita honra onde comecei minha caminhada nos anos 80 com o indicativo de PX2I1511.
Sou um adepto, praticante e professor de CW (telegrafia) ao qual eu ensino com muito prazer às crianças e também os mais velhos sendo que têm vários contatos feitos por este mundo de meu Deus catalogado no site qrz.com.

Desde já agradeço ao amigo Marcão Pu2YOB da cidade de Dois Córregos SP a oportunidade concedida nesse respeitado blog, e me coloco a disposição de vocês amigos radioamadores ou ainda não radioamadores.
Para me conhecer um pouco melhor deixo aqui meu contato via Facebook que é Jardel Souto ou (www.facebook.com/profile.php?id=100004890739438&fref=ts)  quem quiser me adicionar pois posto sempre vídeos referentes ao radioamadorismo,e ao CW.
Fico muito grato a todos e deixo aqui o meu forte 73.

E espero que todos levem essa idéia da escola para todas as cidades, e hoje a cidade de  Poá é a primeira cidade do BRASIL onde se ensina o radioamadorismo e a telegrafia (CW).

Este vídeo abaixo é a primeira turma de alunos formada no 1ª semestre de 2016


 Minha humilde estação de rádio e eu PY2KME

 Entrevista cedida da TV Globo 


 Contato feito via CW com amigo da Argentina



Matéria enviada pelo amigo:
Jardel Souto Dolores – PY2KME – Poá – São Paulo - Brasil